Crítica DVD | O Maravilhoso Agora

Crítica DVD | O Maravilhoso Agora

Com um tom inocente e encantador, The Spectacular Now trata do amadurecimento dos adolescentes ao se deparar com as escolhas para o seu futuro. Ou seja, o último ano do Ensino Médio e a preparação para ingressar numa Universidade. Só que para abordar esse assunto, o diretor James Ponsoldt escolheu juntar dois personagens contraditórios e mostrar como a vida prega peças pelo caminho.

Sutter Keely (Milles Teller) acredita estar na melhor época da sua vida, tem um emprego, frequenta diversas festas, bebe torrencialmente e possui uma bela namorada, enquanto Aimee (Shailene Woodley) distribui jornais, vive entre seus livros e deseja chegar logo à faculdade, abandonando o estigma de patinho feio da escola. Até então, este pode ser considerado um roteiro simples e já visitado outras vezes por diversos cineastas. A distinção de The Spectacular Now dos demais filmes está nos detalhes.

A junção do improvável casal é delicada e, pouco a pouco, acompanhamos o crescimento dos envolvimento entre o protagonistas. O início de um romance, entretanto, pode ser diferente para cada uma das partes envolvidas. Aqui, Teller mostra que é um bom ator e deve seguir carreira próspera em Hollywood, vide seus últimos filme Namoro ou Liberdade?, Divergente e a sua confirmação para o novo Quarteto Fantástico. Ele consegue imprimir um tom de nostalgia, amargura e frustração no adolescente sonhador, que atravessa um limbo de desapontamentos no seu ano de formatura.

Para auxiliá-lo nessa jornada surge a, até então imperceptível, Aimee. Do mesmo modo que ela o ajuda a enxergar um lado diferente da vida, ele também a influência. Os dois se apoiam para se sustentar. Aimee parece inocente e carente, a súbita atenção do rapaz lhe dá um conforto nunca sentido. Sutter, entretanto, não esperava se envolver romanticamente com ela, até porque o seu coração ainda está partido.

A narrativa do filme mostra de forma convincente a dor silenciosa (às vezes nem tanto) de Sutter pelo abandono da antiga namorada Cassidy (Brie Larson), pois ele ainda guarda os sonhos construídos com a ex. Quando ele está com Aimee, no entanto, ele é sincero. Sutter se encanta pelo jeito diferente de sua nova companheira e deseja realmente fazê-la feliz, apesar dos seus planos futuros serem bem distantes.

As frustrações de Sutter chegam ao ápice quando ele decide reencontrar o ausente pai e essa reunião não sai como planejada. Sua namorada, seu emprego, seu otimismo vão sendo sugados pelas verdades veladas da adolescência. Com uma bela fotografia, que remete a filmes mais antigos de 30 anos atrás, The Spectacular Now acerta no elenco, no roteiro simples e na reflexão. Assim, se torna um bom retrato de uma juventude cheia de sonhos começando a lidar com as desilusões amorosas e as responsabilidades da vida.

 Nota: 3.5

Share this: